Conecte-se Conosco

Política

Fux vota para anular julgamento de Bolsonaro no STF; o que acontece agora?

Avatar

Publicado

em

Fux vota para anular julgamento de Bolsonaro no STF; o que acontece agora?

2. Levantar recurso ao plenário do STF

Se o tema da competência ganhar tração, pode haver abertura para recurso e levar o caso ao plenário completo, embora jurisprudências recentes indiquem que apenas divergências de mérito justificam tal caminho.

3. Prolongar o julgamento

Pedidos de vista ou de repercussão geral podem postergar ainda mais a conclusão do julgamento — o que alimenta debates políticos e dá margem para manobras institucionais.

O impacto político e institucional

Esse voto reforça críticas recorrentes de que o STF atua politicamente, interferindo na disputa eleitoral. A defesa agora tem uma tese jurídica robusta para denunciar parcialidade. Bolsonaro, por sua vez, ganha sobrevida: mesmo que a condenação prevaleça, a nulidade técnica adia a pena e gera incerteza política.

Possível desfecho

A movimentação de Fux amplia as chances de que o julgamento não encerre ainda nesta semana. Sob tal tensão, o STF pode se ver obrigado a reavaliar procedimentos, preservar sua legitimidade — ou aprofundar sua crise institucional.

Conclusão

A declaração de incompetência feita por Luiz Fux pode alterar o curso do julgamento em curso. Não se trata de revisar provas ou reabrir o mérito, mas sim questionar as bases processuais da tramitação. Em caso de rejeição da preliminar, o julgamento prossegue. Se aceito, pode também significar o fim da Primeira Turma — e início de um novo capítulo, com repercussões profundas para a Justiça e a política brasileira.

VoltarPágina 2 de 3Continuar Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Recomendados

TENDÊNCIA

© 2000–2025 Ricoinveste. Todos os direitos reservados.

O Ricoinveste preza pela qualidade e veracidade das informações publicadas e assegura a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe editorial.
Ressaltamos, no entanto, que não oferecemos qualquer tipo de recomendação de investimento, não nos responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos ou lucros cessantes decorrentes do uso das informações contidas neste site.

IMPORTANTE: O portal ricoinveste.com (o "Portal") é um veículo independente de informações sobre finanças, investimentos e economia.
Todo o conteúdo publicado é elaborado com base em análises, dados públicos e opiniões da equipe interna, de forma autônoma e sem qualquer interferência de instituições financeiras ou empresas com interesses comerciais.
As opiniões expressas refletem exclusivamente o juízo de valor dos editores e colunistas do Ricoinveste.