Conecte-se Conosco

Política

Vaza a articulação de ministros do STF para “barrar” a provável anistia

Avatar

Publicado

em

Vaza a articulação de ministros do STF para “barrar” a provável anistia

Já o ministro Luís Roberto Barroso sugeriu publicamente que eventuais alterações que aliviem penas poderiam decorrer de mudança legislativa — mas que, mesmo nesse caso, dependeriam do aval do STF. Logo, ainda que o Congresso avance, o caminho seguirá bloqueado no Judiciário.


4. A encruzilhada dos Poderes

O Brasil, mais uma vez, vê o confronto entre Legislativo e Judiciário escalar. Se o Congresso aprovar uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, incluindo Bolsonaro, ministros prometem agir como freio institucional — usando o STF como barricada contra o que consideram um ataque à democracia.

Esse cenário amplia a percepção de que o país vive uma crise de equilíbrio entre os Poderes. Se antes o STF era visto como árbitro, hoje poderia ser interpretado como peça ativa no jogo político — conforme denúncias de outros casos recentes — elevando o risco de judicialização da política.


5. Reflexos no campo político e na opinião pública

A movimentação do STF provoca uma reação imediata na base bolsonarista: o deputado Eduardo Bolsonaro, por exemplo, já declarou que anistia sem Bolsonaro não vai e que qualquer manobra que exclua o ex-presidente será rejeitada pela direita.

VoltarPágina 3 de 5Continuar Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Recomendados

TENDÊNCIA

© 2000–2025 Ricoinveste. Todos os direitos reservados.

O Ricoinveste preza pela qualidade e veracidade das informações publicadas e assegura a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe editorial.
Ressaltamos, no entanto, que não oferecemos qualquer tipo de recomendação de investimento, não nos responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos ou lucros cessantes decorrentes do uso das informações contidas neste site.

IMPORTANTE: O portal ricoinveste.com (o "Portal") é um veículo independente de informações sobre finanças, investimentos e economia.
Todo o conteúdo publicado é elaborado com base em análises, dados públicos e opiniões da equipe interna, de forma autônoma e sem qualquer interferência de instituições financeiras ou empresas com interesses comerciais.
As opiniões expressas refletem exclusivamente o juízo de valor dos editores e colunistas do Ricoinveste.