Conecte-se Conosco

Política

Vaza a articulação de ministros do STF para “barrar” a provável anistia

Avatar

Publicado

em

Vaza a articulação de ministros do STF para “barrar” a provável anistia

Uma articulação subterrânea contra a regra do jogo democrático

Enquanto o país discute a possibilidade de anistia a réus do 8 de janeiro — incluindo o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro — surge nos bastidores uma movimentação decisiva do Supremo Tribunal Federal: ministros já estariam discutindo formas de barrar de forma preventiva qualquer tentativa de perdão, seja via Congresso ou indulto presidencial.

Esse movimento entra em choque frontal com o que se espera em um Estado Democrático de Direito. Afinal, se cabe ao Congresso elaborar leis e ao presidente conceder indultos, por que o STF estaria se comportando como censor antecipado da agenda legislativa?


1. Anistia inconstitucional, dizem juízes reservados

Fontes dentro da Corte revelam que os ministros veem qualquer anistia — especialmente aquela que beneficiar condenados por tentativa de golpe contra as instituições — como claramente inconstitucional. Eles se apoiam nos dispositivos que proibiriam indultos para crimes contra o Estado Democrático de Direito e entendem que a Constituição defende cláusulas pétreas que não admitem exceções

VoltarPágina 1 de 5Continuar Lendo
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Recomendados

TENDÊNCIA

© 2000–2025 Ricoinveste. Todos os direitos reservados.

O Ricoinveste preza pela qualidade e veracidade das informações publicadas e assegura a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe editorial.
Ressaltamos, no entanto, que não oferecemos qualquer tipo de recomendação de investimento, não nos responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos ou lucros cessantes decorrentes do uso das informações contidas neste site.

IMPORTANTE: O portal ricoinveste.com (o "Portal") é um veículo independente de informações sobre finanças, investimentos e economia.
Todo o conteúdo publicado é elaborado com base em análises, dados públicos e opiniões da equipe interna, de forma autônoma e sem qualquer interferência de instituições financeiras ou empresas com interesses comerciais.
As opiniões expressas refletem exclusivamente o juízo de valor dos editores e colunistas do Ricoinveste.