Introdução
Caixinha Turbo Nubank é um dos produtos mais comentados de 2024 para quem busca rendimento acima do CDI sem abrir mão da liquidez diária. Mas será que a novidade realmente entrega a “turbinada” prometida ou tudo não passa de marketing roxo? Para responder a essa pergunta, o canal Gêmeos Investem colocou R$ 10 mil na Caixinha Turbo e outros R$ 10 mil na Caixinha Normal por 30 dias, documentando os resultados no vídeo que você encontra embedado mais abaixo. Neste artigo profissional e abrangente, você aprenderá:
- Como funciona cada modalidade de Caixinha;
- Metodologia completa do teste realizado pelos Gêmeos;
- Resultados comparativos, vantagens, riscos e custos;
- Dicas práticas para decidir qual produto faz sentido no seu planejamento financeiro.
Se você quer dominar as nuances da Caixinha Turbo Nubank e descobrir se vale a pena migrar seus aportes imediatos para essa alternativa, siga a leitura até o fim; as próximas linhas podem fazer diferença nos seus rendimentos ao final do mês.
Resumo rápido: A experiência mostrou que a Caixinha Turbo entregou rendimento líquido cerca de 15% superior à versão Normal em 30 dias, porém com volatilidade diária e taxa de performance em eventual ganho real sobre o CDI.
1. Como funciona a Caixinha do Nubank
1.1 Estrutura da Caixinha Normal
A Caixinha Normal é um “envelope mental” dentro do app do Nubank que aplica o dinheiro automaticamente em um título público federal Tesouro Selic (via RDB lastreado no Tesouro) com rendimento próximo de 100% do CDI. Não há taxa de administração, liquidez é diária e o resgate costuma cair na conta em até um dia útil. Por ser um instrumento de renda fixa tradicional, não há grandes oscilações de preço. O investidor consegue prever, com razoável precisão, quanto receberá ao final do período.
1.2 O que muda na Caixinha Turbo
Já a Caixinha Turbo adiciona um tempero: debêntures incentivadas e operações compromissadas, buscando superar o CDI. O modelo é estruturado como um FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) e, portanto, não conta com garantia do FGC. Em contrapartida, mira retorno alvo de CDI + 3% a CDI + 4% ao ano. A liquidez permanece D+1, mas existe taxa de performance de 10% sobre o que exceder 110% do CDI — ponto que muitos usuários ignoram.